Tuesday, February 19, 2008

A JSD contenta-se com pouco

Muito se tem criticado a J.S por afirmar que a C.M.I não tem políticas de juventude que realmente defendam e sirvam os interesses dos jovens.

Para a discussão sobre quais as necessidades e preocupações dos jovens é necessário cumprir pelo menos 3 pontos essenciais: Ter conhecimento de causa, apresentar propostas concretas e que sejam de facto uma mais valia para o jovens, e por fim, usar argumentos sérios e verdadeiros.

Infelizmente há quem não pense assim. É lamentável verificar que os jovens militantes da J.S.D querem tão pouco para o nosso concelho! É lastimável concluir que não percebem e não sentem os problemas dos jovens do nosso concelho! Infelizmente compreendo porquê...

O que me têm a dizer em relação aos jovens que cada vez mais estão envolvidos no mundo da droga no nosso concelho? Que percorrem as ruas do nosso município, procurando alimentar o vicio que é a droga? Aqueles que assaltam pessoas no centro de Ílhavo, seja de dia, seja de noite? Aqueles que não tendo soluções para os seus problemas (emprego, habitação, desporto) vêm-se forçados a sair para outros locais à procura de uma melhor condição de vida.

São estes jovens que precisam da atenção do vereador da juventude e da sua equipa.
São estes alguns dos problemas que com que se deparam os jovens. Apoiar os jovens, tirando-os do mau caminho, é também uma obrigação do pelouro da juventude da C.M.I! O que dizer dos jovens que abandonam a escola sem terminar o 12º ano? Dos jovens que por esse motivo têm graves dificuldades em ingressar no mercado de trabalho e não tem qualquer tipo de apoio por parte da C.M.I? Aos jovens que saem do nosso concelho para assistir a eventos culturais em outros municípios? Estes sim são os reais problemas relacionados com os jovens do concelho e que precisam de uma resposta.

Infelizmente, as preocupações da J.S.D relativamente às políticas de juventude traduzem-se em realizar festas, eventos de diversão e lazer! Limitam-se a defender as políticas de ocupação de tempos livres do actual executivo! Pois bem...acho que contentam-se com pouco. Quando decidem fazer algo, limitam-se pura e simplesmente a ignorar os problemas do jovens do nosso Concelho para defenderem os interesses dos jovens, pasme-se, a nível nacional... Esquecem-se de que vivem em Ílhavo.

Uma semana por ano dedicada à juventude é muito pouco. A C.M.I tenta iludir os jovens, pois a semana jovem é maioritariamente preenchida por actividades realizadas pelas associações e não pela própria câmara. Faço daqui um apelo para que o actual executivo e a J.S.D não tentem mais enganar os jovens.

Não será estranho a J.S.D achar que está tudo bem no nosso concelho na área da juventude?

Isto só revela desconhecimento da realidade do nosso município. É preciso que a J.S.D e a C.M.I caiam no mundo real e vejam o que realmente se passa no nosso concelho com os jovens!


Rafael Vaz
(Membro do Secretariado da JS)

Thursday, February 14, 2008

Comunicado

A JS de Ílhavo vai proceder à realização de um inquérito aos jovens do Concelho de Ílhavo durante os meses de Fevereiro a Abril com o objectivo de pretender saber o que os jovens pensam sobre aquilo que o actual executivo considera ter realizado no âmbito das políticas de juventude no Município de Ílhavo.

Esta acção está integrada no projecto mais alargado e que foi designado por “O Grito
dos Jovens”, e que inclui, para além do instrumento acima referido, a concretização de outros objectivos, nomeadamente:

1- Promover a discussão sobre as políticas de juventude;
2- Incentivar a participação dos jovens na vida local e regional;
3- Divulgar a acção da Juventude Socialista.

Para o efeito, a JS, pretende realizar semanalmente e de forma sequencial, uma acção de rua em cada uma das 4 Freguesias do Concelho. A primeira acção está programada para este sábado, 16 de Fevereiro de 2008, às 15:30H na freguesia de S.Salvador.




Jorge Almeida
(Coordenador da JS Ílhavo)