Workshop “Estudantes, Cidadãos Activos na Escola”
A Juventude Socialista de Ílhavo está a desenvolver um projecto que julga determinante para o desenvolvimento da vida democrática do nosso concelho.
O Projecto para Consciencialização Política na Escola é uma iniciativa que pretende promover a discussão de diversas temáticas entre os jovens estudantes das escolas secundárias do nosso concelho.
O projecto que apresentamos tem como objectivo apoiar a nossa Escola na implementação e construção de um projecto para a educação política, um projecto que seja gerador de igualdades e que seja ele mesmo um agente de selecção na aposta num ensino de qualidade. Porque julgamos que os principais responsáveis por aproximar os jovens da política são os políticos, nós, jovens políticos sentimo-nos responsabilizados nessa missão.
Desta forma, acreditamos poder ser mais um agente importante no processo educativo de que devem fazer parte todos os agentes da comunidade. Para o efeito, apresentámos este projecto aos Presidentes dos Conselhos Directivos das Escolas, à Associação de Pais (AP)da Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes (quando oportuno iremos reunir com AP da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré) e aos Estudantes. Todos reconheceram as vantagens que este projecto pode gerar.
É importante referir que defendemos a participação de todos os agentes políticos do concelho, principalmente as organizações políticas jovens, neste projecto. Foi com esse objectivo que o apresentámos à JSD Ílhavo, estrutura que se identificou com o projecto e se mostrou totalmente disponível para participar nas iniciativas com este relacionadas.
O Projecto para a Consciencialização Política na Escola, é uma ideia que ultrapassa a dimensão partidária da política. Por esse mesmo motivo a JSD Ílhavo foi convidada a participar na iniciativa. No entanto, não foi possível aos dirigentes daquela estrutura estar presentes. Continuamos a contar com a sua participação nas iniciativas relativas a este projecto.
Julgamos indispensável dizer que esta é uma iniciativa que não visa a partidarização dos momentos de aprendizagem na Escola, bem pelo contrário. Compreendemos, defendemos e valorizamos a importância da liberdade de expressão e opinião.
Sabemos que é desta forma que o podemos demonstrar. O primeiro passo para o desenvolvimento deste projecto foi realizado já no dia 22 de Maio, através da realização de um workshop denominado de “Estudantes Cidadãos Activos na Escola”. A iniciativa teve lugar na Escola Secundária Dr. João Carlos Celestino Gomes e contou com a presença de 25 participantes daquela escola.
A Sessão orientada por dirigentes da JS Ílhavo teve como principal objectivo a discussão aberta em torno de temas como a Cidadania Activa, o papel dos Estudantes enquanto parte integrante do Projecto Educativo da Escola, o potencial do Associativismo e dos Representantes dos Estudantes na Escola, o reconhecimento da Cidadania Activa como factor enriquecedor de Aprendizagens, bem como a Cidadania Activa como uma forma de Intervenção Política Jovem indispensável à Sociedade.
É também fundamental referir que a metodologia utilizada para o desenvolvimento desta sessão foi a Educação Não Formal. Na verdade, a Educação Não Formal tem-se mostrado uma “linguagem” de comunicação para aprendizagens bastante importante no tecido associativo nacional. Por este motivo e porque acreditamos que estes temas devem ser abordados para que todos possam dar a sua opinião, esta é a linguagem de aprendizagem que adoptamos para este género de iniciativas.
O workshop decorreu de forma manifestamente satisfatória face aos objectivos inicialmente apresentados. Este primeiro de muitos outros momentos que pretendemos criar nas escolas do nosso concelho reforçou a nossa convicção de que é possível discutir a política nas escolas com os jovens.
Acreditamos que a Escola é muito mais que a Sala de Aula. Porque acreditamos nisso, julgamos poder ser mais um agente no processo educativo que deve integrar cada vez mais os agentes culturais, sociais e empresariais do concelho.
Acreditamos que é possível aproximar os jovens da política, promover a livre discussão e a vontade de questionar sobre as diversas temáticas, para que assim possam tomar decisões de forma consciente enquanto cidadãos activos.
Acreditamos que com este projecto, a JS Ílhavo poderá contribuir para um concelho mais desenvolvido, não só ao nível das infra-estruturas, mas também naquilo que diz respeito à promoção do nosso capital humano.
É por Ílhavo que trabalhamos e desejamos vencer.
É pelos jovens de Ílhavo que continuaremos a trabalhar.
Jorge Almeida
(Coordenador JS Ílhavo)