Somos Esquerda (em resposta a moção de estratégia global do Pedro Vaz “És Esquerda”)
Apesar de existir algum preconceito em falar de ideologia, parece-me útil que agora e desde inicio percebamos o que somos e o que queremos. Não se trata apenas de conceitos teóricos. São fundamentalmente valores e ideais que contribuem para a nossa formação pessoal e que nos tornará mais atentos e activos por um “mundo” que não é um fenómeno independente, do qual por vezes nos alienamos, pensando que nada podemos fazer ou simplesmente que não nos diz respeito. Esquecemo-nos que esse “mundo” somos Nós. E se Nós nos recusamos a fazer algo por Nós, quem o fará?
E ainda na “ressaca” (mais para uns do que para outros) da Convenção Distrital: a JS quis deixar claro que é de esquerda. E a JS Aveiro reforça, como é visível no titulo da moção principal apresentada na convenção, assim como a apresentação de uma moção sectorial sobre o tema.
Somos de Esquerda e seremos sempre de esquerda. Somos a Esquerda Socialista. E seremos Esquerda sempre que o PS se “perca” à direita.
Somos uma espécie de “entidade reguladora” do PS que não o deixará esquecer a sua identidade.
Mas o que é a Esquerda?
Poderia falar de conceitos e história, mas correria o risco de me tornar ainda mais “chata” e por isso aconselho a visita ao site do PS e da JS.
Somos uma Esquerda que acredita na Igualdade. A Igualdade não com um carácter de homogeneidade (porque não acreditamos em sociedades homogéneas), mas uma igualdade de direitos e oportunidades.
Somos uma Esquerda Fraterna e Solidária que lutará sempre contra as tentativas de privatização de sectores vitais como a segurança social, o sistema prisional, a educação e a saúde; que lutará sempre pelos interesses dos trabalhadores, pelos jovens e por grupos socialmente marginalizados e com mais dificuldade de encontrar as oportunidades; que lutará sempre pela valorização individual dentro das estruturas colectivas.
O Império Romano, extraordinário e inexplicável, afinal explica-se com o trabalho escravo, que provavelmente seria o dobro ou o triplo (ou mais, ou mais) dos Romanos. A História esquece frequentemente o individuo em detrimento dos grandes acontecimentos.
3 comments:
Parabéns Sofia. Gostei da tua explanação sobre a ideo (logia). Estou a ver que Almeida Garret ficou no ouvido. Na verdade, essas sábias palavras devem estar constantemente presentes na mente daqueles que procuram enriquecer de uma forma egoísta e desumana. É nosso dever divulgar e combater essas ideologias extremistas. A ideologia da esquerda é a melhor alternativa.
Parabéns Sofia
Parabéns jovens do municipio de ilhavo
José Vaz
Parabens Sofia. Este blogue serve já para se descobrirem novos talentos para a escrita. É verdade. Fiquei impressionado. Estou a gostar dos vossos escritos.
Os jovens têem muito a dar a este nosso Ílhavo, haja espaço para eles. Contem comigo. O PS precisa dos jovens. Ilhavo precisa assim duma JS activa e interessada por ilhavo, nao como outras jotas cujos interesses...ninguem sabe quais são. Ou sabemos??
Contem comigo como eu conto convosco. Usem e abusem deste espaço. Todos podem dar contributos para combater o ribauestevismo, um virus que tem "contaminado" o desenvolvimento da nossa terra.
Abraço
José Vaz
Post a Comment