21 de Fevereiro
Dia Internacional da Lingua Materna
Foi proclamado pela 30ª Conferência Geral da Unesco em Novembro de 1999. Desde então, esta data é celebrada com o objectivo de promover a diversidade linguística e cultural da humanidade. A lingua materna é a lingua que aprendemos desde o nosso nascimento e através da qual nos passam todos os valores da nossa cultura e conhecemos a nossa história.
Neste dia especial, não podemos deixar de lembrar os mais de 200 000 000 de pessoas que falam português e que estão dispersos pelos 5 continentes. Recordamos que o português é a 3ª lingua com maior expansão na europa e 6ª no mundo. Também não nos esquecemos dos milhões de emigrantes portugueses (ou que têm como língua materna o português), que procuram melhores condições de vida, no estrangeiro.
Assim como algumas organizações internacionais que defendem a diversidade linguística, nós também o defendemos. Compreendemos a importância que a língua materna representa num mundo globalizado. Compreendemos que contribui para a inclusão social para melhor compreendermos o mundo, e por isso subscrevemos na íntegra a declaração do Director Geral da Unesco, Koitiro Matūra: «As Línguas Maternas são únicas porque marcam os seres humanos desde o seu nascimento, dando-lhes sobre o mundo um olhar singular que nunca se extingue, independentemente do número de línguas que se venha a adquirir posteriormente. Aprender línguas de outros é uma maneira de percepcionar o mundo de diferentes formas, fazer-lhe outras aproximações ».
Defendemos uma política de comunicação baseada na aceitação, apoio e respeito pelas diversas línguas. Uma politica assente na identidade cultural. Neste sentido também subscrevemos totalmente Kofi Annan: «Podemos ter diferentes religiões, diferentes línguas, diferentes cores de pele, mas todos pertencemos a uma única espécie humana ».
É por isso que quisemos lembrar este dia.
Jorge Almeida
(Coordenador da Js)
No comments:
Post a Comment