Wednesday, February 18, 2009

Cartão Jovem Municipal


A Juventude Socialista do Concelho de Ílhavo considera a aprovação do Regulamento do Cartão Jovem Municipal uma das medidas estruturantes no que diz respeito à política para a Juventude para o Concelho Ílhavo.

O Cartão Jovem Municipal é, no nosso entendimento, um importante instrumento para o desenvolvimento económico e social do concelho. Esta medida ajuda a potenciar o sucesso do comércio local e a apoiar directamente os jovens do concelho no acesso a bens, serviços e actividades culturais, desportivas ou recreativas.

É também importante referir que a medida anunciada ajuda na garantia de coesão social e económica no concelho, servindo como factor de fixação de jovens no concelho. Através da utilização do Cartão Jovem Municipal, os jovens ilhavenses garantem melhores condições de bem-estar, dando dinamismo ao comércio tradicional do concelho.

Neste momento, é indispensável referir que a JS Ílhavo, há três anos que reivindica constantemente a criação do Cartão Jovem Municipal, inclusive em reunião que teve com o Vereador Eng. Paulo Costa em 2007. Durante três anos, o executivo chefiado pelo PSD nunca reagiu à discussão por nós lançada em torno desta medida.

Esta medida peca obviamente por ser tardia. Uma medida relativamente simples de colocar em prática, mas com potenciais resultados tão vastos não pode esperar tanto tempo. A Juventude não pode perder tempo. Temos o dever de apelar ao executivo que não perca mais tempo na aplicação prática e na massiva divulgação desta medida.

A JS Ílhavo julga também importante referir que esta medida também peca por incompleta. O Cartão Jovem Municipal deveria ser acompanhado também do lançamento do Cartão Sénior Municipal. Em tempos dramaticamente difíceis provocados pela crise financeira internacional é ainda mais urgente lançar medidas deste género.

Resumidamente, o Cartão Sénior Municipal, destinado a idosos reformados com idade superior a 65 anos, constitui-se como um apoio importante na promoção do bem-estar e da qualidade de vida destas pessoas, servindo também como mais um estímulo à economia local.

O Concelho de Ílhavo não pode perder mais tempo e oportunidades. A Juventude de Ílhavo não pode esperar mais por Habitação a Custos Controlados, por medidas de Prevenção Primária de Toxicodependência, por um Programa de Bolsas de Estudo socialmente mais justo, por um Conselho Municipal de Juventude que nos represente e por Orçamento Participativos.

Urge que o executivo esclareça os ilhavenses quanto tempo mais demorarão para lançar estas medidas tão importantes para os Jovens e para o concelho. Sem estas medidas, o esforço levado a cabo para a implementação do Cartão Jovem Municipal será insuficiente na promoção de um concelho coeso quer na componente social, quer na componente económica.

A JS Ílhavo não está satisfeita, porque não concorda com a apatia do executivo liderado pelo PSD.

A JS Ílhavo não está satisfeita pela ausência de verdadeiras políticas para a Juventude no Concelho de Ílhavo.

A JS Ílhavo não está satisfeita porque não vê criatividade e inovação na acção da Câmara Municipal de Ílhavo.

A Juventude Socialista do Concelho de Ílhavo não está satisfeita e temos cada vez mais consciência que os jovens ilhavenses também não estão satisfeitos com a acção do actual executivo.

Por Ílhavo, os Socialistas estão preparados para mostrar aos jovens ilhavenses que sabemos o que os jovens pensam e o que pretendem para tornar este concelho mais forte e mais justo.


O Secretariado da JS Ílhavo

No comments: