Tuesday, April 21, 2009

Declarações sobre Manuela Fereira Leite: JSD arrasa Ribau e sugere ao autarca que “se mude”

“A seriedade política nunca foi a sua maior virtude”, diz a comissão distrital da “jota” do PSD sobre o autarca de Ílhavo

A Juventude Social Democrata (JSD) lançou ontem um comunicado demolidor acerca de Ribau Esteves, na sequência das críticas feitas pelo autarca de Ílhavo à actual líder nacional do PSD, Manuela Ferreira Leite.

A comissão distrital da JSD recebeu com “perplexidade” as afirmações de Ribau Esteves à Lusa, no fim-de-semana. “O tipo de declarações prestadas por este militante mostra bem o tipo de pessoa que é”, ajuíza a “jota” aveirense, liderada por Francisco Oliveira, acrescentando que “a seriedade política nunca foi a sua maior virtude”.

“A classe política encontra-se desacreditada e os portugueses estão cansados de políticos habilidosos que não servem a política, mas que usam a política para se servirem a si mesmos”, realça a JSD, acusando o ex-secretário geral do PSD de promover “sessões de circo” e de apenas se preocupar com “’faits-divers’”.

Num texto de 15 parágrafos, a JSD relembra o trabalho de Ribau Esteves como líder distrital do PSD. “Poucos eram os que o seguiam e, no seu tempo, se não fosse a força mobilizadora da JSD aveirense, as iniciativas partidárias seriam pobres e pouco concorridas”.

A equipa de Francisco Oliveira atribui ao autarca de Ílhavo “vitórias duvidosas, rocambolescas, com a participação nas urnas de quem não poderia votar porque já se encontrava na sua própria urna”.

“Bem nos lembramos da sua maneira de fazer política”, adiciona a JSD, alertando para a “ambição” de Ribau Esteves.

“Manuela Ferreira Leite tem bem mais com que se preocupar do que com alguns iluminados que se encontram ressabiados por não terem lugar em projectos que pretendem ser verdadeiros e sérios”, refere a JSD, notando que a vitória da actual presidente do partido nas últimas eleições internas foi “um sapo particularmente difícil de engolir”.

“A preocupação do PSD e de Manuela Ferreira Leite está em fazer entender aos portugueses que, com a sua liderança, fala-se verdade e faz-se política de forma séria. Este PSD não faz política à Ribau”, vinca a “jota” “laranja”.

“Esta é a era da política da verdade, quem não está bem com isso… muda-se”, finaliza.

O Diário de Aveiro procurou ouvir Ribau Esteves, mas sem sucesso.

Cunha, Rui: Declarações sobre Manuela Ferreira Leite - JSD arrasa Ribau e sugere ao autarca que "se mude". Disponivel em: www.diarioaveiro.pt. Consultado em 21.Abril 2009
O artigo acima indicado foi retirado do Diário de Aveiro e tomo a liberdade de o referenciar no nosso blog pela importância que as palavras que a JSD utilizou para descrever a forma em como Ribau Esteves faz política.
Tirem as vossas conclusões.

Wednesday, April 15, 2009

Por Ílhavo, apenas!

Recentemente, após uma Reunião de Comissão Política Distrital de Aveiro da Juventude Socialista organizada pela JS Ílhavo, a Juventude Social-Democrata de Ílhavo pareceu bastante incomodada com as diversas conclusões dos jovens socialistas reunidos no nosso concelho.

A JS Ílhavo orienta a sua acção política com base nos princípios e valores da democracia conquistada pela Revolução de Abril. A JS Ílhavo respeita a independência das instituições e associações e não faz uso subterrâneo das relações instituicionais que mantém com o tecido social do concelho para levar a cabo os seus objectivos, contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho.

A JS Ílhavo não alinha em jogos de poder instrumentalizando a vontade das pessoas, singulares ou colectivas. Não é assim que fazemos política, por mais que os jovens social-democratas só consigam ver a acção política dessa forma.

O centro histórico da freguesia de São Salvador não parece incomodar a JSD Ílhavo. O abandono a que este está votado não é uma prioridade para aquela estrutura. Este é mais um sintoma de que os sociais-democratas desprezam por completo o progresso sustentável, recorrendo sistematicamente e exclusivamente a obras e iniciativas megalómanas e propagandistas visando apenas um objectivo, a manutenção do poder.

A obsessão com a manutenção do poder por parte dos sociais-democratas está a hipotecar o futuro das próximas gerações, por via das perversas parcerias público-privadas e desperdício de dinheiros públicos em iniciativas com retorno socioeconómico incerto. Desprezam assim por completo o princípio da solidariedade inter-geracional que deve orientar a acção de responsáveis políticos. A JSD Ílhavo não parece estar preocupada com o futuro das próximas gerações, pois despende o seu tempo apenas a tentar garantir uma cadeira em cada assembleia.

A Comissão Política de Concelhia do Partido Socialista de Ílhavo, o seu Secretariado e o Secretariado da JS Ílhavo estão atentos às diferentes realidades no nosso concelho. Com base no trabalho diário que todos fazemos em conjunto, os Socialistas de Ílhavo preparam um programa alicerçado nas vontades e necessidades dos cidadãos do nosso concelho, com respeito e valorização pelos contributos de todos os agentes interessados em promover o desenvolvimento global de Ílhavo.

Com serenidade e sem obsessão pelo poder, a JS Ílhavo sente-se confortável com o espaço político que conquistou para poder trabalhar por Ílhavo.

Tuesday, April 07, 2009

Comissão Política Distrital em Ílhavo

A Federação Distrital de Aveiro da Juventude Socialista desde sempre centrou a sua ação política nos concelhos do nosso distrito. A atitude pró ativa que a JS Aveiro tem demonstrado durante os últimos anos, e que tem vindo a intensificar-se de ano para ano, tem o seu ponto alto em 2009, ano em que se realizam 3 importantes eleições.

Uma das etapas de preparação das eleições que queremos vencer com o Partido Socialista em 2009 decorreu em Ílhavo no dia 28 de Março, em Comissão Política Distrital organizada pelo Secretariado da JS Ílhavo.

Como é habitual em todas as reuniões de Comissão Política Distrital, as concelhias organizadoras têm a oportunidade de dar a conhecer alguns projectos, trabalho desenvolvido em instituições ou pontos de referência histórica do concelho aos restantes dirigentes do distrito.

O Secretariado da JS Ílhavo julgou ser fundamental e indispensável proporcionar uma visita às instalações do Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo (CASCI)e ao centro histórico da freguesia de São Salvador.

Julgámos oportuno criar um momento de contacto com o CASCI, por esta instituição ser a maior Instituição Particular de Solidariedade Social do nosso distrito e também por ser um importante observatório daquilo que é a situação social, económica e cultural das famílias do nosso concelho.

Este momento de interacção institucional permitiu-nos perceber os desequilíbrios sociais que existem no nosso concelho, entre classes e entre diferentes freguesias.

Proporcionou-nos também melhores conhecimentos sobre casos concretos, nomeadamente sobre quais os melhores instrumentos para responder às carências socioeconómicas das nossas famílias e a importância que as IPSS desempenham na procura de respostas para os aplicar com sucesso. Foi fundamental perceber qual deve ser a relação que deve existir entre um município e uma instituição deste género.

O Secretariado da JS Ílhavo teve ainda o prazer de ser convidado pela Direcção do CASCI a promover uma visita institucional às instalações do CASCI na Costa Nova, uma vez que as valências existentes aí são bastante importantes, também devido aos graves problemas de carência social e cultural encontrados diariamente.

Assumimos sem hesitação esse compromisso, porque é imprescindível dar visibilidade aos flagelos sociais daquela zona do nosso concelho e discutir sobre quais devem ser a soluções com quem tem melhor conhecimento de causa.

Ao visitar o nosso muito degradado centro histórico, reforçámos a nossa preocupação com o abandono e decadência de grande parte dos edifícios, existindo claramente um desperdício de potencial desta nobre zona da freguesia de São Salvador, devido à irresponsabilidade do executivo que lidera a Câmara Municipal de Ílhavo.

Acreditamos que é possível proteger e recuperar os diversos edifícios devolutos e as vias do centro histórico. Acreditamos que o progresso do nosso concelho fica incompleto se ignorarmos o tecido urbano que já existe e que marca a história do nosso concelho.

A Juventude Socialista do nosso concelho está empenhada em contribuir da melhor forma para o desenvolvimento de Ílhavo. O projecto político dos socialistas de Ílhavo é um projecto centrado nas pessoas e nas suas necessidades.

A JS Ílhavo tem uma estratégia definida para os contributos que dá de forma constante, na qual se enquadram muitas linhas orientadoras definidas por todos os jovens socialistas portugueses.

Os Jovens Socialistas sabem o que querem para os seus concelhos.

A Juventude Socialista de Ílhavo sabe o que quer para o nosso concelho.

Secretariado JS Ílhavo

Monday, April 06, 2009

Seminário de Formaçao Autárquica

A Juventude Socialista do Concelho de Ílhavo participou no passado fim-de-semana numa Seminário de Formação Autárquica em São Pedro do Sul – Viseu.

Nesta acção de formação, promovida pela Fundação Res Pública, foram debatidos conceitos fundamentais da administração autárquica. O programa organizado em 5 módulos; Comunicação Política e Marketing Eleitoral, Administração Autárquica, Finanças das Autarquias Locais, Ordenamento do Território e Gestão Urbanística Municipal e Democracia Participativa nas Autarquias Locais, contou com a participação de cerca de 100 jovens socialistas da região centro.

Esta acção de formação constitui-se como sendo um instrumento fundamental na aquisição, compreensão e discussão de temas relacionados com a administração autárquica. Na JS Ílhavo compreendemos a importância destas acções. A aposta na formação contínua é um dos nossos principais objectivos. Sinto que os Jovens Socialistas estão melhor preparados para responder de forma responsável, competente e elevada às questões locais e nacionais.

No concelho de Ílhavo estamos preparados para representar os jovens da nossa terra em qualquer matéria. Os jovens reconhecem a nossa capacidade porque nós conhecemos e compreendemos as suas principais preocupações e desejos.

Neste momento, só a JS pode apresentar um projecto credível aos jovens do nosso concelho.

Jorge Almeida
(Coordenador JS Ílhavo)