Recentemente, após uma Reunião de Comissão Política Distrital de Aveiro da Juventude Socialista organizada pela JS Ílhavo, a Juventude Social-Democrata de Ílhavo pareceu bastante incomodada com as diversas conclusões dos jovens socialistas reunidos no nosso concelho.
A JS Ílhavo orienta a sua acção política com base nos princípios e valores da democracia conquistada pela Revolução de Abril. A JS Ílhavo respeita a independência das instituições e associações e não faz uso subterrâneo das relações instituicionais que mantém com o tecido social do concelho para levar a cabo os seus objectivos, contribuir para o desenvolvimento do nosso concelho.
A JS Ílhavo não alinha em jogos de poder instrumentalizando a vontade das pessoas, singulares ou colectivas. Não é assim que fazemos política, por mais que os jovens social-democratas só consigam ver a acção política dessa forma.
O centro histórico da freguesia de São Salvador não parece incomodar a JSD Ílhavo. O abandono a que este está votado não é uma prioridade para aquela estrutura. Este é mais um sintoma de que os sociais-democratas desprezam por completo o progresso sustentável, recorrendo sistematicamente e exclusivamente a obras e iniciativas megalómanas e propagandistas visando apenas um objectivo, a manutenção do poder.
A obsessão com a manutenção do poder por parte dos sociais-democratas está a hipotecar o futuro das próximas gerações, por via das perversas parcerias público-privadas e desperdício de dinheiros públicos em iniciativas com retorno socioeconómico incerto. Desprezam assim por completo o princípio da solidariedade inter-geracional que deve orientar a acção de responsáveis políticos. A JSD Ílhavo não parece estar preocupada com o futuro das próximas gerações, pois despende o seu tempo apenas a tentar garantir uma cadeira em cada assembleia.
A Comissão Política de Concelhia do Partido Socialista de Ílhavo, o seu Secretariado e o Secretariado da JS Ílhavo estão atentos às diferentes realidades no nosso concelho. Com base no trabalho diário que todos fazemos em conjunto, os Socialistas de Ílhavo preparam um programa alicerçado nas vontades e necessidades dos cidadãos do nosso concelho, com respeito e valorização pelos contributos de todos os agentes interessados em promover o desenvolvimento global de Ílhavo.
Com serenidade e sem obsessão pelo poder, a JS Ílhavo sente-se confortável com o espaço político que conquistou para poder trabalhar por Ílhavo.
Wednesday, April 15, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
5 comments:
Boa noite!
Chamo-me André Guimarães e frequento o 12º ano na escola secundária da Gafanha da Nazaré.
Como todos os alunos do 12º ano do país, frequento uma área curricular denominada Área de Projecto, onde os alunos são motivados a estruturarem um projecto, relativo a um tema-problema da nossa localidade, do país ou do mundo e desenvolve-lo até ao fim do ano.
Eu, juntamente com dois colegas de trabalho, escolhemos desenvolver um tema ao qual chamamos "Politicamente Jovem" onde estudamos a distância que separa os jovens da política.
Procedemos à aplicação de um questionários e à realização de entidades ilustres, como o sr. presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, o sr. deputado João Bernardo e a sra. eurodeputada Ilda Figueiredo que comprovaram que existe um claro desinteresse generalizado dos jovens relativamente à política e ao cumprimento dos seus direitos e deveres cívicos.
O próximo passo do nosso projecto desta área curricular é a realização de um colóquio onde convidaremos figuras da política e/ou intimamente relacionadas com a juventude para falarem um pouco sobre o nosso tema, num debate orientado para alguns alunos da nossa escola. Já convidámos o Sr. Presidente Ribau Esteves, professores da nossa escola e da Universidade de Aveiro e políticos com cargos não locais, bem como jovens peretencentes a diversas associações do concelho.
Deste modo, venho por este meio, solicitar à Juventude Socialista (delegação Ílhavo) um representante que queira vir dar o seu testemunho sobre as actividades desenvolvidas por vocês e de que modo um juventude política poderá ajudar aos jovens interessarem-se mais pela vida política e em que medida serve uma JP como ligação entre os jovens e a política no geral.
Este colóquio tem data marcada para o dia 27 de Abril (segunda-feira) às 10.00h, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
Friso que este mesmo convite foi proposto à Juventude Social Democrata, mas, infelizmente, continuamos a aguardar um resposta que nos prometeram dar já há algum tempo. Tenho noção que o tempo já é escasso e a data está próxima, mas, também devido a este facto, peço encarecidamente à Juventude Socialista que pondere esta solicitação e que nos responda favoravelmente.
Queria acrescentar que qualquer representante da JS será bem-vindo, não sendo necessário um membro da coordenação, e poderá vir acompanhado, desde que avise previamente.
Desde já agradecemos à JS pela atenção prestada a este assunto
Com os melhores cumprimentos
Atenciosamente
André Guimarães e
os seus colegas de trabalho
Ana Pereira e Nuno Sarabando.
Deixei aqui um comentário com esta solicitação, uma vez que o vosso endereço de e-mail
www.jscilhavo@gmail.pt
está interrompido e não consigo enviar esta mensagem para lá.
Assim, escrevi aqui na esperança de a JS Ilhavo conseguir ler o meu pedido
André Guimarães
o comportamento da JSD não nos surpreende....
mais uma vez fica provado que não têm capacidade de pensarem, de agirem sozinhos....
E é assim que querem aproximar os jovens da politica......
Aceitem o convite da rapaziada !
MTO BEM !
COMO É QUE QUEREM LÁ CHEGAR ?
ATRAVÉS DESTE BLOG?
O MUNICIPES DE ILHAVO NEM VOS CONHECE...
VOCÊS TÊM DE SAIR DO OVO !
VOCÊS TÊM DE IR OUVIR AS NECESSIDADES DA PESSOAS !
ESTE POST ESTÁ MUITO BONITO...
MAS PORQUE NÃO O COLOCARAM NO DIARIO DE AVEIRO?
VOCÊS TÊM DE TER ACÇÕES QUE CRIEM MAIS IMPACTO!
SÓ ASSIM TÊM SUCESSO
A JSD DE ILHAVO, NÃO VOS ENFRENTA, NÃO CONSEGUEM E NÃO SABEM....
Caro Anónimo,
Pode consultar o referido artigo na edição do Diário de Aveiro do dia 24 de Abril.
A Internet é cada vez mais um instrumento imprescindível de interacção das organizações políticas com os cidadãos.
Prova disso é o facto de poder comentar sem intermediários as nossa posições.
Agradecido pela visita e pela opinião deixada.
Com os melhores cumprimentos.
Post a Comment