Wednesday, April 25, 2012

JS/Ílhavo comemora 25 de Abril e lança alerta: “PSD/Ílhavo partidariza gestão da Câmara Municipal de Ílhavo.”



A Juventude Socialista de Ílhavo comemorou no dia 25 de Abril o Dia da Liberdade, com a habitual distribuição de cravos pelo Município de Ílhavo.
Os Jovens Socialistas percorreram diversos pontos do município em contacto com a população, entregando um cravo como símbolo e elemento representativo do espírito que norteou a revolução levada a cabo pelos Capitães de Abril.
A Juventude Socialista de Ílhavo entendeu ser importante também lançar alertas à população sobre a gestão política dos destinos do nosso município, porque os jovens socialistas acreditam que viver Abril é também exercer democraticamente o dever de esclarecer os ilhavenses e promover a sua reflexão sobre diversas temáticas relativas à forma como o município de Ílhavo tem sido gerido.

Entre muitos alertas para reflexão, sobre a gestão financeira da Câmara Municipal de Ílhavo, Sérgio Manuel Lopes, Coordenador da Juventude Socialista de Ílhavo destaca um alerta sobre a partidarização da gestão da Câmara Municipal de Ílhavo, como é exemplo o facto de o Presidente do PSD/Ílhavo, Rui Dias, ganhar cerca de 3 mil euros mensais (33,057,72€ em 2011), a título de avença por prestação de serviços de assessoria jurídica ao executivo municipal liderado pelo PSD, podendo acumular com estas funções a sua actividade profissional no sector privado.
A Juventude Socialista de Ílhavo entende muito pouco dignificador para o poder local democrático, conquista de Abril, o uso que o PSD/Ílhavo faz do poder na Câmara Municipal de Ílhavo, em favor dos seus correligionários, confundindo contratação de pessoas da sua confiança política, com formas hábeis, mas pouco éticas, de garantir “biscates” a dirigentes do PSD/Ílhavo, proporcionando rendimento fixo na Câmara Municipal de Ílhavo e em simultâneo a possibilidade de exercerem qualquer outra actividade no sector privado, eventualmente incompatível com a defesa dos interesses públicos. Sérgio Manuel Lopes considera esta prática “profundamente desrespeitosa para com os ilhavenses!”
Celebrar Abril, para além de reavivar constantemente os objectivos da revolução, é também exercer a democracia de forma transparente e séria. Os alertas que a Juventude Socialista de Ílhavo decidiu fazer são isso mesmo, o exercício democrático de esclarecimento e dar possibilidade de reflexão aos ilhavenses, sobre assuntos que desconhecem. A democracia precisa cada vez mais que os partidos sejam valorizados pelas populações. A Juventude Socialista de Ílhavo defenderá sempre práticas que dignifiquem os agentes políticos, combaterá incansavelmente práticas que afastem as pessoas dos partidos.

No comments: