Thursday, April 17, 2008

JS de Ílhavo reclama Cartão Jovem Municipal para os jovens do Concelho


É um facto, confirmado pelos jovens do Concelho, de que a JS de Ílhavo constitui-se cada vez mais como a única estrutura política de juventude capaz de, desinteressadamente, lançar e discutir ideias e projectos concretos direccionados a um publico alvo que mais importância deve ter: os Jovens. Disto é prova o Inquérito que a JS Ílhavo continua a realizar junto dos jovens onvindo as suas opiniões sobre o que pensam sobre as políticas de juventude no geral e em particular das do actual executivo.

Na verdade, os Jovens no Concelho de Ílhavo continuam a ser totalmente esquecidos por parte do actual executivo de Ribau Esteves. Temo-lo dito e reafirmamos que Ílhavo não tem políticas para a área da juventude que possam ir de encontro aos problemas concretos e reais dos jovens. O actual "modelo" de políticas para a área da juventude que apresentam é simplesmente surreal. Numa época em que os Jovens são confrontados com imensas dificuldades, no percurso para a sua independência, o actual executivo nada faz para reverter esta tendência.

Entendo que as actividades de carácter lúdico têm a sua importância. No entanto, no actual quadro que se nos apresenta, não devem ser exclusivas. Como é do conhecimento geral, o Emprego e a Habitação, a Qualidade de vida e a Formação são apenas alguns dos problemas que mais afectam os jovens. Um executivo atento e responsável tomaria uma atitude correcta e sensata e não estaria somente à espera das iniciativas do poder central .

No entanto, a única coisa que este executivo faz bem é hipotecar o futuro dos jovens deste Concelho, através das suas políticas baseadas no aumento desmesurado e irresponsável da despesa, na fuga aos problemas reais e na promoção pessoal do seu presidente de câmara. Os Jovens serão os primeiros a perder com esta acção.

Várias têm sido as reinvindicações da JS para os jovens de Ílhavo, nenhumas delas ainda em vigor, veja-se a inactivação do Conselho Municipal de Juventude, e outras há que ocupariam pouco do tempo do vereador da juventude e que seriam certamente uma mais valia para os jovens de Ílhavo, e que os colocaria em pé de igualdade com os jovens da maioria dos Municipios, estamos a falar do Cartão Jovem Municipal.

À semelhança do que a Movijovem tem vindo a protocolar com muitos Municipios, também com o de Ílhavo seria positivo que se estabelecesse o chamado Protocolo de Colaboração com vista à criação e implementação do Cartão Jovem Municipal EURO<26.>

O Cartão Jovem Municipal podia considerar-se como sendo um instrumento privilegiado das Políticas Municipais de Juventude que a C.M.Ílhavo podia implementar.

Infelizmente não é.

A JS deixa a sugestão.

Jorge Almeida

(Coordenador da JS Ílhavo)

1 comment:

Anonymous said...

Jorge,

Antes de mais quero congratular a JS pelo excelente trabalho que está a realizar em Ílhavo.
Estou certo de que num futuro próximo vocês serão a melhor referência para os jovens do nosso concelho.

Últimamente tenho estado mais atento aos assuntos relacionados com a juventude de Ílhavo.
Achei uma excelente ideia a reclamação/sugestão, que a JS efectuou sobre o Cartão Jovem Municipal. Já ouvi comentários muito positivos sobre a vossa ideia.
Continuem assim...

Num dos teus textos afirmas que "A C.M.Ílhavo não faz nada em defesa dos reais interesses dos jovens..."
hoje compreendi o que queres dizer.

Por acidente, ouvi hoje no programa da rádio terranova, um representante do PSD (Paulo Costa, a criticar a sugestão da JS.
Além de o tipo ser mal-educado ele revelou que NÃO PERCEBE NADA DE POLITICAS DE JUVENTUDE.Senão porque é que se o Cartão Jovem Municipal ja faz parte das actividades do PSD ele ainda não o aplicou?????
Ele está lá há 10 anos!!!
Isto tem um nome: INCOMPETÊNCIA ;-)
Mas antes deste nome eu considero que ele tem outro defeito; não é humilde e modesto. Mas isto é normal no PSD. Repara no que está a acontecer a nível nacional. Repara no oportunismo do Ribau Esteves.
E falam eles em democracia...