Monday, April 14, 2008

Comunicado do PS

RIBAU ESTEVES – PRESIDENTE DA CÂMARA DE ÍLHAVO INCAPAZ DE ASSEGURAR (também) PARA ÍLHAVO, PROJECTO TURÍSTICO DE 200 MILHÕES QUE SERÁ AGORA ANUNCIADO PARA VAGOS

O importante investimento turístico para a região sul do distrito de Aveiro (Resort Costa do Sal) de mais de 200 milhões de euros que inclui um hotel de 5 estrelas, um campo de golfe, um porto de recreio e outras estruturas turísticas e culturais, que irá criar centenas de postos de trabalho e que o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo anunciou (embora exagerando nos números) em Assembleia Municipal (14 de Dezembro 2007) “estar a caminho do concelho”, vai surpreendentemente ser feito no vizinho concelho de Vagos.

Ao contrário das expectativas de que tal investimento estaria para ser realizado entre os concelhos de Vagos e Ílhavo, ficam agora por explicar as razões que conduziram ao facto de Ílhavo ter sido preterido e a totalidade do investimento, centenas de milhões de euros, revertem apenas a favor da valorização do concelho de vagos.

Realce-se que o primeiro a falar num projecto de investimento estruturante foi o Presidente da Câmara de Ílhavo que “confidenciou” em sede de Assembleia Municipal que tinha reunido com o Ministro da Economia e o promotor do projecto em questão, adiantando aliás erroneamente, que se tratava de um investimento de cerca de 800 milhões de euros que criaria cerca de três mil postos de trabalho directos.

Lamentavelmente, os piores receios do PS Ílhavo concretizaram-se. Faz agora todo o sentido recordar as declarações do Presidente da Concelhia do Partido Socialista José Vaz que, congratulando-se com a possibilidade de captar investimento para o município de Ílhavo, ficou apreensivo com o anuncio do Presidente da Câmara, pois sabia que o projecto estaria ainda numa fase de negociações muito embrionária. Ainda assim, José Vaz esperava que o Eng. Ribau Esteves garantisse, portanto, as devidas condições para o investimento vir efectivamente para o nosso concelho.

Aliás, na altura do precipitado anúncio do Presidente da Câmara de Ílhavo alertou-se para não se cair no mesmo erro do projecto da Marina da Barra em que as entusiasmadas e precipitadas palavras do edil ilhavense não se traduziram em nenhum investimento no concelho.

O projecto em questão, ligado ao sector do turismo, liderado por uma empresa portuguesa que agora arranca neste sector era do conhecimento do Presidente da Câmara de Ílhavo já em Dezembro do ano passado que fez questão de o anunciar em Assembleia Municipal. De então para cá, em algum momento não se terá dedicado a tempo inteiro aos interesses da Câmara Municipal de Ílhavo e assim se perdeu um investimento de 200 milhões de euros que, em números redondos, constitui cerca de dez vezes o valor do orçamento da autarquia de Ílhavo em investimento.

O PS Ílhavo, apesar de tudo e tendo em conta os interesses do Município, gostaria de ver o Presidente da Câmara continuar a pugnar para que o projecto ou parte dele possa ainda vir para a sua área geográfica, situação que ainda poderá acontecer uma vez que projectos desta envergadura necessitam de vários trâmites até á sua aprovação final pela tutela.

A CPC do Partido Socialista de Ílhavo – 12 de Abril de 2008

No comments: