Tuesday, July 20, 2010

Sérgio Lopes eleito para a Comissão Nacional da Juventude Socialista


Nos dias 16, 17 e 18 de Julho realizou-se o XVII Congresso Nacional da Juventude Socialista em Lisboa.

O congresso teve como principal objectivo eleger o Secretário-Geral para os próximos dois anos, bem como aprovar a Moção Global de Estratégia, documento que define as prioridades políticas da organização para o mesmo período de tempo.

Foi eleito Pedro Delgado Alves como líder da JS, e escolhida a Moção Global de Estratégia sob o lema “Transformar à Esquerda”.

Sérgio Lopes participou no Congresso Nacional, enquanto delegado eleito pela Concelhia de Ílhavo da JS, tendo sido eleito membro da Comissão Nacional da JS, órgão máximo da organização.

O Secretariado da JS Ílhavo mostra-se satisfeito pelo facto de um militante da sua concelhia ter sido escolhido como Comissário Nacional da JS, em lugar efectivo, algo que muito raramente aconteceu na história da estrutura.

Sérgio Lopes levará a cabo um mandato de dois anos como Comissário Nacional, no qual se compromete a trabalhar pela transformação à esquerda que o país precisa. Tendo sempre em conta a realidade do município de Ílhavo, assumirá a prioridade de conseguir lutar por menos desemprego jovem no nosso município, com um papel mais preponderante da autarquia local, à imagem daquilo que são as prioridades da Juventude Socialista a nível nacional.

Thursday, July 01, 2010

Sérgio Lopes eleito Delegado da JS Ílhavo ao XVII Congresso Nacional da Juventude Socialista


No passado dia 27 de Junho decorreu a Assembleia Eleitoral da Concelhia de Ílhavo da Juventude Socialista, a fim de eleger o delegado que representará a estrutura local no XVII Congresso Nacional da JS.

Sérgio Lopes, secretário concelhio da JS Ílhavo, foi o militante eleito delegado ao Congresso Nacional.

Sérgio Lopes, a par dos objectivos delineados pela Federação Distrital de Aveiro da JS, compromete-se a representar a realidade local, bem como contribuir para uma cada vez melhor orientação política da Juventude Socialista, aliás, como é hábito dos militantes de Ílhavo, sempre bastante interventivos naquilo que diz respeito à organização da Juventude Socialista de Ílhavo.

O Congresso Nacional é o culminar de um processo de idealização daquilo que serão as prioridades políticas da JS nos próximos dois anos. Processo este promovido por Pedro Delgado Alves junto de todas as estruturas locais.

O XVII Congresso Nacional da JS tem como principal objectivo aprovar a Moção Global de Estratégia, bem como eleger o Secretário-Geral. Pedro Delgado Alves é o candidato a Secretário-Geral, bem como primeiro subscritor da Moção Global de Estratégia que será votada.

JS Ílhavo realiza Assembleia Concelhia na Gafanha do Carmo


A Juventude Socialista de Ílhavo realizou uma Assembleia Concelhia na Gafanha do Carmo no dia 19 de Junho. A assembleia decorreu na Sede da Junta, sendo precedida de uma visita pela freguesia. Esta visita serviu essencialmente para a JS demonstrar grandes preocupações com a baixa taxa de saneamento básico existente na Gaf.Carmo e ainda verificar o degradado estado de manutenção da zona frontal ao Parque Desportivo.

A assembleia contou com a presença de Domingos Vilarinho, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e Presidente da Assembleia Geral de Militantes do PS Ílhavo, bem como com José Vaz, Presidente do PS Ílhavo e Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo e ainda com João Silva, Presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista de Aveiro. Com o propósito de apresentar o Plano de Actividades do Secretariado da JS Ílhavo aos seus militantes, bem como discutir a situação política local e nacional, Marco V. Martins, Coordenador da JS Ílhavo elegeu como tema principal o Conselho Municipal de Juventude.

Na última reunião de Câmara, foi apresentado pelos Vereadores do PS José Vaz e Júlio Merendeiro, a proposta de regulamento, redigida em conjunto com a JS Ílhavo, para a criação de um CMJ em Ílhavo.

Os vereadores (e todo o auditório presente) foram imediatamente informados pelo Presidente da CMI, que o projecto seria “chumbado”. Isto sem antes ter conferenciado nada com nenhum dos vereadores. Não pediu a opinião a ninguém, não discutiu a proposta com ninguém e muito provavelmente nem a analisou. Mas recusou-a liminarmente.

Isto remete-nos para uma série de problemas de diferentes índoles. Começando pela cultura muito pouco democrática do Presidente da CMI, passando pela política do “sim-senhor-presidente” dos vereadores, terminando com o total alheamento por parte do executivo municipal em relação aos problemas dos jovens!

O argumento de que a criação do CMJ é apenas uma recomendação, é imediatamente refutado pela EXISTÊNCIA de uma LEI, aprovada no dia 18 de Fevereiro de 2009 na Assembleia da Republica! Existe uma LEI! E as leis são para cumprir!

Todos os presentes na Assembleia Concelhia, foram unânimes no apelo ao executivo municipal para que considere seriamente a proposta de regulamento do CMJ. De uma vez por todas, a CMI deve dar voz e ouvir as posições daqueles que representam os jovens do nosso município. Acreditamos, tal como os deputados da JS na Assembleia da República acreditaram, que os CMJ são o melhor instrumento de contacto mais próximo dos municípios com os jovens.

Este formato de assembleia concelhia, é um momento que o Secretariado da JS Ílhavo pretende repetir em todas as freguesias do nosso município, aproximando-se cada vez mais das populações, diagnosticando problemas e contribuindo na busca de soluções. Porque acreditamos que Ílhavo precisa de mais juventude. A JS Ílhavo acredita que mais JS significa melhor juventude em Ílhavo.