Thursday, July 01, 2010
JS Ílhavo realiza Assembleia Concelhia na Gafanha do Carmo
A Juventude Socialista de Ílhavo realizou uma Assembleia Concelhia na Gafanha do Carmo no dia 19 de Junho. A assembleia decorreu na Sede da Junta, sendo precedida de uma visita pela freguesia. Esta visita serviu essencialmente para a JS demonstrar grandes preocupações com a baixa taxa de saneamento básico existente na Gaf.Carmo e ainda verificar o degradado estado de manutenção da zona frontal ao Parque Desportivo.
A assembleia contou com a presença de Domingos Vilarinho, Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e Presidente da Assembleia Geral de Militantes do PS Ílhavo, bem como com José Vaz, Presidente do PS Ílhavo e Vereador da Câmara Municipal de Ílhavo e ainda com João Silva, Presidente da Federação Distrital da Juventude Socialista de Aveiro. Com o propósito de apresentar o Plano de Actividades do Secretariado da JS Ílhavo aos seus militantes, bem como discutir a situação política local e nacional, Marco V. Martins, Coordenador da JS Ílhavo elegeu como tema principal o Conselho Municipal de Juventude.
Na última reunião de Câmara, foi apresentado pelos Vereadores do PS José Vaz e Júlio Merendeiro, a proposta de regulamento, redigida em conjunto com a JS Ílhavo, para a criação de um CMJ em Ílhavo.
Os vereadores (e todo o auditório presente) foram imediatamente informados pelo Presidente da CMI, que o projecto seria “chumbado”. Isto sem antes ter conferenciado nada com nenhum dos vereadores. Não pediu a opinião a ninguém, não discutiu a proposta com ninguém e muito provavelmente nem a analisou. Mas recusou-a liminarmente.
Isto remete-nos para uma série de problemas de diferentes índoles. Começando pela cultura muito pouco democrática do Presidente da CMI, passando pela política do “sim-senhor-presidente” dos vereadores, terminando com o total alheamento por parte do executivo municipal em relação aos problemas dos jovens!
O argumento de que a criação do CMJ é apenas uma recomendação, é imediatamente refutado pela EXISTÊNCIA de uma LEI, aprovada no dia 18 de Fevereiro de 2009 na Assembleia da Republica! Existe uma LEI! E as leis são para cumprir!
Todos os presentes na Assembleia Concelhia, foram unânimes no apelo ao executivo municipal para que considere seriamente a proposta de regulamento do CMJ. De uma vez por todas, a CMI deve dar voz e ouvir as posições daqueles que representam os jovens do nosso município. Acreditamos, tal como os deputados da JS na Assembleia da República acreditaram, que os CMJ são o melhor instrumento de contacto mais próximo dos municípios com os jovens.
Este formato de assembleia concelhia, é um momento que o Secretariado da JS Ílhavo pretende repetir em todas as freguesias do nosso município, aproximando-se cada vez mais das populações, diagnosticando problemas e contribuindo na busca de soluções. Porque acreditamos que Ílhavo precisa de mais juventude. A JS Ílhavo acredita que mais JS significa melhor juventude em Ílhavo.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment