Tuesday, January 30, 2007

“IVG – Hora da Verdade”

- Realizou-se ontem mais uma edição do programa “Prós e Contras” na RTP 1. O tema desta semana era a Interrupção Voluntária da Gravidez. De um lado, os defensores do NÃO, liderados pelo Ex-ministro, Dr.Aguiar Branco. Do outro, os defensores do SIM, liderados pelo Professor Vital Moreira. Começo por referir que o programa foi MUITO BOM! Aproveito ainda para destacar o profissionalismo da jornalista/moderadora Fátima Campos Ferreira! Devido à delicadeza do assunto, a sua tarefa não foi nada fácil. Mas admiro a forma como ela liderou o programa. Em relação ao Debate propriamente dito, vamos por partes…

- A pergunta em referendo é a seguinte: “Concorda com a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento legalmente autorizado?”. Meus caros…basta lerem a pergunta textualmente e muitas das dúvidas certamente se vão dissipar!

- Uma das dúvidas que os defensores do Não tinham era o porquê das 10 semanas. Tirando a parte científico-física já explicada centenas de vezes ficámos a saber uns dados novos. Sabiam que 80% dos abortos (Clandestinos ou não) são realizados até às 10 semanas? Das mulheres que fizeram abortos, 90% delas recorreu à IVG 1 (sim só uma) vez! Isto deita por terra as justificações que o voto SIM poderia permitir que algumas mulheres utilizassem a IVG como método contraceptivo. E para quem não sabe…aqui vai o número: os 90% referem-se a 120 mil Mulheres!

- A Dr.ª Isabel Neto (defensora do Não) diz que o aborto é “…uma Solução Menor”. Solução Menor? SOLUÇÃO MENOR? Em que aspecto? Isto é um sofisma e a mais pura DEMAGOGIA BARATA! Porque não pensa um pouco mais nas implicações físicas duma Mulher que fez um aborto clandestino. Diz que quer ser parte da solução? Eu também! Mas quem quiser ser parte da solução tem de votar SIM, caso contrário continuará a fazer parte do problema! Sra Dra.…ás 10 semanas um embrião nem é autónomo nem tem sistema nervoso central completamente definido, sendo que por esse motivo, um embrião não tem sentimentos!

- Em seguida o Dr. João Paulo Malta defendeu que os movimentos pelo Não põem o Feto no centro da questão. E eu que pensava que era a Mulher (geradora de VIDA) que devia estar no centro da questão! Sr.Doutor… Já ouviu falar em Hemorragias? Infecções? Perturbações Emocionais? Sr.Doutor, e a quantidade de mulheres que devido à precariedade das condições nas clinicas clandestinas, vão parar ao Hospital? E aquela jovem que tomou 60 (!) comprimidos de CYTOTEC, para abortar e acabou MORTA!

- Depois houve uma intervenção duma Dr.ª (cujo nome não me recordo), que estava na bancada e que disse “O meu computador (cabeça!) não processa a informação do que é uma coisa humana”! Aí vai uma Solução: está na hora de fazer uma instalação de novas actualizações ou então fazer um upgrade ao Software…

- O sociólogo José Manuel Pureza (defensor do SIM) relembrou que no aborto clandestino, não há regras, justificações nem limites! VALE-TUDO! E isto, meus caros, é a mais pura verdade! É nesta tecla que temos de bater!

- Em seguida interveio a Dr.ª Kátia Guerreiro…Esta senhora que é Cantora, Médica, Compositora e Mandatária (a verdadeira mulher dos 7 instrumentos), tem convicções políticas muito próprias, dado que nunca ouviu falar em LIVRE-ARBITRÍO ou em Liberdade de escolha! Noticia de ultima hora: Telefonaram de 1965, da ditadura de Salazar…e têm saudades suas lá! Esta senhora está completamente deslocada no tempo! As suas teorias são do tempo da Ditadura. Falou de população envelhecida e de que daqui a uns anos não vai haver crianças (foram palavras dela)! Dúvida: “Será que as pessoas vão nascer adultas? Já não passam pelo crescimento? Nascem logo com 18 anos?” Semântica àparte…Solução: “Vamo-nos por para aí a reproduzir como os coelhos…e assim a senhora ficará contente!” Depois falou em selos na testa, de mulheres que realizaram abortos e que ninguém tem o direito de tirar a vida a ninguém! Bem…vamos regressar das nuvens, do maravilhoso mundo do faz-de-conta, e regressar à realidade. A srª já ouviu falar numa gravidez indesejada? Ou de uma gravidez resultante duma violação? O que defende é algo do género: “Engravidaste? Agora aguenta…”. Quem é que vai passar pelas vicissitudes duma gravidez indesejada? Será que a Kátia Guerreiro vai passar por todo esse drama, no lugar dessas mulheres? Quer trocar de lugar?...bem me parecia que não!

- Esta senhora foi quase tão demagógica como o principal argumento do Dr.Aguiar Branco: “Não há nenhuma mulher presa por aborto!” É verdade,mas há mulheres condenadas, com penas suspensas, enxovalhadas publicamente por julgamentos discriminatórios e ignóbeis! E pior do que isso…há mulheres MORTAS, por não terem tido acesso ás melhores condições de saúde! E depois rematou dizendo que tinha 5 filhos! Parabéns…mas os filhos não devem ser troféus. Pobres dos miúdos com um pai tão pobre de espírito! E ele é jurista…não será melhor consultar outras fontes de informação?

- Depois falou um senhor Pedro Muvuba (peço desculpa se o nome estiver errado). Mas como meteu os pés pelas mãos, basicamente não disse nada de jeito. Ainda por cima tentou levar a questão para a discriminação racial e até chegou a dizer que houve uma altura em que as pessoas até pensavam que as mulheres não tinham cérebro…na volta estava lá por engano e alguém lhe passou um micro. Ele na ideia dele pensou: “Deixem cá ver se consigo bater o recorde de dizer babuseiras em menos de 2 minutos!” E conseguiu! Parabéns!

- Tempo para a “Pérola da Noite”: e o vencedor é… (rufo de tambor) … Fernando Santos (treinador do Benfica)! Então não é que o “Engenheiro do Penta” conseguiu mesmo bater a estupidez de Kátia Guerreiro e Pedro Muvumba…Pois é…o Engenheiro disse o seguinte:” Penalização? A penalização é uma falsa questão!” Que categoria! Então não é que eu pensava que o referendo era sobre a Despenalização do Acto…sr. Engenheiro… não havia necessidade! O que é que se há-de fazer…Engenheiros…

Resumindo: Na minha óptica, um voto pelo não mantém tudo como está. A demagogia mantém-se. A pobreza de espírito também. O “não” não ajuda nada a situação das 1400 mulheres que necessitam de recorrer aos hospitais devido a complicações no pós-aborto clandestino! Um voto no não NADA oferece.
Eu VOTO SIM, pela saúde, vida e dignidade das Mulheres. E VOTO SIM contra a ignorância e hipocrisia!

P.S: O Dr. Vasco Rato (que calou o seu colega partidário Dr. Aguiar Branco) disse ontem em directo na Televisão aquilo que eu já tinha dito no meu último artigo: “A posição do professor Marcelo Rebelo de Sousa é contraditória…” … EHEHEHE… Eu tinha prometido a mim mesmo que não ia falar no professor hoje, mas não resisti!

7 comments:

Anonymous said...

Fala que sabe! Escuta quem quer!
Que grande artigo! Czar (Marco) parabens pelo texto.

Fazes uma analise excelente. A tua perspicácia é de louvar.

Força ai JS!

Anonymous said...

Ganda post!
Espectacular! Este blog está lá!Axei k o debate foi bem melhor k o da Sic noticias! E o SIM dominou sem dúvida! Czar tu RULAS!

Anonymous said...

Bom...MtoBom este artigo!

É pena k em ílhavo n existam mais acções de campanha a sério! Como disseste anteriormente isto transcende partidos. Tem a ver com convicções pessoais.

De td k vi no programa posso dizer o seguinte: Votei no Prof. Aníbal Cavaco Silva nas ultimas eleições. Mas a mandatária dele pra juventude (Cátia Guerreiro) foi de facto vergonhosa neste programa dos prós e contras.Não existem palavras para quantificar o grau de rídiculo que "a mulher dos 7 instrumentos"(desculpa lá a colagem à tua definição...LOL)atingiu nas suas intervenções! A Fátima campos ferreira já me tava a irritar!

Fizeste um artigo cravado de opiniões pessoais bem definidas. Simplesmente fantástico. EU TB VOTO SIM no Domingo!

sofia senos said...

estamos num bom ritmo.
continua

Anonymous said...

"Camarada" Czar (so o nome diz tudo)! O amigo dispara em todas as frentes...e por mto k me custe dizer isto (e acredita k custa) não é por ser uma cara e uns olhos bonitos (é o k as colegas da minha namorada do expresso dizem...eu n aprecio homens LOL), mto conhecido em ilhavo, desportista grande e forte, e bem sucedido na vida, que se pode dizer tudo e passar impune, mas...

Desta vez concordo com algumas das coisas que dizes...Até acredito que se os movimentos pelo sim utilizassem alguns dos teus argumentos poderiam convencer mais pessoas. O F.Santos n teve grandes argumentos...Mas mesmo assim n me convencem!

Há um artista (p.silva)aki nos comments k diz k és perspicaz...talvez...para já tentas marcar a diferença e isso é um começo...És corrosivo e "dás o corpo às balas". N sei se fizeste bem em identificar-te mas td bem...voces é k sabem...

Czar ainda vais a tempo de mudar: Vota Não! É a minha opinião!

sofia senos said...

Sr. Voz, da oposição a q?:
Não sei se tem experiencia em algum grupo, seja de que natureza for, politico, religioso, ... por ai.
Mas na JS não ha problema algum em assinarmos as nossas opiniões com o nome próprio.
O que é bom, porque ao assumirmos o que fizemos, tb assumimos as responsabilidades.
Referir-me-eia si como, Sr. Voz, da oposição a q?, até me esclarecer, e apenas por mera curiosidade.
Bem Vindo ao nosso blog

Marco Vicente Martins said...

Carissimos: Vamos por partes...

Voz da oposição: é uma no cravo outra na ferradura! Pelos vistos deves me conhecer relativamente bem, dado que quase só faltou dizer qual é o meu numero de Sapato! Mas se quiseres saber é o 44! Não sei se me hei-de sentir lisonjeado ou não pelo súbito interesse na minha pessoa e não nos meus textos! Isto põe-me um dúvida existencial: QUeres ser como eu? Ou queres ter um filho meu? Qq que seja a tua resposta...ñ vais ter sorte nenhuma!

Acho k devias arranjar um hobby mais criativo e que te ocupasse algum tempo. Se quiseres um autógrafo...são 10 €! (LOL)

Em relação ao votar no SIM: é SIM s/dúvidas contra a hipocrisia e a favor da MULHER! Em relação a disparar em todas as direcções é assim, vou me repetir: "A FOice do Czar...é a MINHA RÚBRICA..." Elucidativo não? Ah...e podes continuar a aparecer e dizer mal daquilo que quiseres...desde que não faltes ao respeito a ninguém tás à vontade!

Já agora...parafraseando a Sofia Senos: "És a voz da oposição a quem????"