E só porque sou do Benfica e acho importante os votos dos 6 milhões no próximo dia 11.
E sim, somos uma democracia. E sim, devemos respeitar o direito de opinião. E sim o debate é bom e esclarecedor.
Mas ao contrário das outras campanhas eleitorais que sempre achei interessantes, esta campanha do sim e do não incomoda-me.
Primeiro porque a questão é simples e de fácil resposta. Não há argumentos para discutir.
Não quero que as mulheres que optarem pela interrupção voluntária da gravidez, sejam criminalizadas e ainda mais castigadas depois da sua difícil escolha?
Sim.
Segundo, porque fugindo à questão, os movimentos pelo não, fazem discursos demagógicos sobre “bebes” e sobre a vida. O que podia considerar ofensivo. Porque era o que faltava que os militantes do não, me dessem lições de ética e moral. Mas não considero ofensivo por um motivo simples. Porque quase que acredito que eles quase acreditam no que estão a dizer. Porquê? Porque a grande parte deles não sabem o que é a vida. E os bebés que conhecem são todos cor-de-rosa.
Talvez seja um bom indicativo da qualidade de vida do país. Afinal há pessoas que não sabem o que é a vida e vivem numa espécie de felicidade flutuante, em que a pobreza e a miséria, são entidades abstractas.
Eu também não sei o que é a vida.
E por isso mesmo não me confiro nenhuma capacidade divina de julgar uma mulher, que talvez saiba o que é.
Eu não sei o que é a vida. Mas sei que mulheres recorrem todos os dias ao aborto clandestino.
Eu não sei o que é a vida. Mas sei que alguém ganha muito dinheiro com isso. Dinheiro que não consta em lado nenhum. Dinheiro que não paga impostos.
O Dr. Bagão Félix quer fazer contas?
O Dr. Bagão Félix também quer adicionar as suas contas quanto é que o Estado gasta a tratar as mulheres que chegam aos hospitais com problemas graves causados por abortos mal feitos? E as mortes? Dr. Bagão Félix? Quanto custa uma morte?
E não pensem que eu me esqueci do meu título.
No meio disto tudo. As únicas pessoas do não por quem eu tenho algum respeito são as do tipo Fernando Santos. Fernando Santos assume-se contra o aborto em qualquer circunstancia (excepto se a mulher correr perigo de vida) e vota não porque é contra não só a lei que entrará em vigor (espero eu), como contra a actual lei.
E como para mim uma vida às dez semanas tem o mesmo valor, quer seja um feto normal ou um feto mal formado, ou gerado a partir de uma violação consigo perceber alguma coerência no seu discurso.
Poderia dizer que lamentava que Fernando Santos não saiba o que é a vida. Mas não. Fico contente por ele.
Wednesday, January 31, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
11 comments:
OLá sofia. N me conheces mas eu conheço-te só de vista,lá de baixo. Mas isso nada a tem a ver com o caso. Pessoalmente n curti o ponto de vista do F.Santos.Apesar de ir votar não, (e nunca o escondi)achei k o engenheiro deveria ter tido outros argumentos. Mas cada um tem direito à sua opinião.
Tb n me agrada muito haver defensores do sim e do não a escrever, neste blog. O Czar é claramente pelo sim, mas n sei se a J.S esta toda no mesmo barco nesta matéria. Voces entendam-se...por quem apregoa ter argumentos para responder a tudo, a JS começa mal...mto mal em Ílhavo, dado que ainda n marcou qq impacto.
Continuo na minha...n vos convém mto falr nisso não é???, mas eu defendo o não pq sou contra a matança desenfreada de bébés!
Ya-ya...o gajo k falou antes sabe do k fala...deviam ir todos presos ou arder no inferno...
E a JS devia ter vergonha de apoiar tão ediondos comportamentos, relacionados com o Aborto. O k voces defendem é a morte de inocentes a quem nunca foi dada a escolha. Isto é simples...voces são a favor do aborto e eu sou contra...por isso faço campanha em todas as oportunidades...Não...Não...Não
Se kiserem apaguem este comentario pq eu n me importo! So me vai dar mais força para votar ñ
Os defensores do não deveriam queixar-s á FIFA ou ao Camões! Não têm espaço para defender o ñ? N vos chega nas igrajas? Com os discursos horriveis dos padres? Adeus ou vão-se-embora!
Muito bem Sofia Senos. Defendeste bem o Treinador do "nosso" SLB!
Sr.P.Silva - k figurinha ridicula!~
Se n nos kerem cá apaguem os comentarios e façam censura! Agora lições de moral dum gajo k nos diz pra nos queixarmos à FIFA! Sinceramente!
Boas tardes. Excelente artigo Sofia (para n variar). É representativo da qualidade da tua escrita e da mais valia que és na JS Ílhavo.
Pessoalmente ataquei o Eng.Fernando Santos unicamente no aspecto jurídico de um erro normal de quem como muitos no nosso país ainda n sabem bem qual é a questão em referendo. Efectivamente penso que ele teve um erro honesto. Demonstrou e defendeu bem a sua posição e dos defensores do Não até foi o que esteve melhor. Esteve infeliz na questão jurídica, mas de resto foi fiel aos seus principios.
Ao resto do pessoal garanto-vos que da minha parte nenhum comentario será apagado desde que não viole as normas da boa educação. A JS Ílhavo é democrática. Este blog ainda está no começo e haver já vozes com opiniões diferentes das nossas é extremamente positivo, pois nós pretendemos trabalhar pelo bem da nossa cidade.
Parabéns Sofia!
Bem.... Sendo eu militante da JS, não me agradou muito alguns comentários dos visitantes aqui do nosso bloguinho e nem o nome têm coragem para o escrever...
Quando à «voz da posição», tenho lhe a dizer que a posição da Juventude Socialista é clarissima, só não sabe quem não quer saber... Quanto ao impacto que a JS Ílhavo terá, vai ser visto amanhã, dia 02-02-2007, às 21h30m na Junta de Freguesia de S. Salvador em Ílhavo, e fica desde já convidado (o senhor e todos os que frequentam este blog) a comparecer, para depois criticarem, que a JS Ílhavo gosta de ver e saber que incomoda... Mas ao contrário da oposição não temos medo de mostrar a cara!!!
Quanto àquilo que diz, que os que defendem o 'Sim' apoiam a matança desenfreada de bebés... Tenho para si, um simples LOL. É só esses argumentos que têm? E a vida que é colocada em risco, a vida da mulher não conta? A opinião dela, não conta? O facto de ser maltratada e não ter qualquer acompanhamento, não conta? É melhor fecharmos os olhos e acreditar que vivemos num mundo perfeito e que o aborto não existe?! Por amor de Deus!!! Desçam à terra, acordem para a vida!!!!
Quanto ao 'anónimo', nós não defendemos a morte de ninguém, achamos é que TU nem NINGUÉM têm o direito de julgar uma mulher que toma essa decisão, e vergonha deviamos ter se acreditassemos que o mundo é cor-de-rosa!!! Nós também estamos lá sempre, a defender o SIM, SIM, SIM!!!!
E não, não apagamos comentários, que venham mais assim... Para podermos discutir os pontos de vista, para isso é que serve um blog!!
Saudações Jovens Socialistas,
Andreia Caldas
Caro (a) "voz da oposição",
Resolvi tecer um breve comentário sobre a sua opinião, expressa neste post, para que fique esclarecido(a) e melhor informado(a).
A Juventude Socialista do Concelho de Ílhavo defende de forma clara, objectiva e responsavél o "SIM" à pergunta que vai ser colocada em referendo no próximo dia 11 do corrente mês.
Defendemos a existência de um estado democrático de direito.Assim, como deve compreender, respeitamos a opinião de cada um, mesmo que seja contrária à nossa. O facto de a opinião ser original não nos incomoda. Incomoda sim, reparar que a sua opinião nem para defender o "Não" serve. É, assim, vazia,insubsistente e infeliz.Pergunto: Sabe realmente do que se trata?
Amanhã a JS comemora exactamente 2 meses desde o momento da sua reactivação.Pergunta: Sabe a data em que a JS declarou a sua reactivação?
Pergunta: Tem conhecimento de algum projecto bem sucedido e sustentável que não tivesse dedicado bastante tempo à construção de uns alicerces fortes e estáveis? Se bem entende, é justamente por ai que estamos a começar.
Começamos por defender o "SIM".
Para finalizar, devo acrescentar que contamos com a sua opinião.É bem-vinda.
Mas muito sinceramente, sugiro que se preocupe mais com o conteúdo daquilo que escreve de modo a que se torne mais "interessante".
mais uma vez, o caro sr. Voz , da oposição a q? tem o privilégio da minha atenção. E porque? Porque estou preocupada consigo. porque ou é impulsivo e leu o titulo e tirou conclusões precipitadas ou leu o artigo e não percebeu. So assim penso que posso ter duvidas quanto a posição da JS relativamente ao sim.
Provavelmente a JS ainda não causou o impacto suficiente em Ilhavo, mas em si n há duvidas que causou, o que já nos confere algum sentido.
Quanto ao Sr. Anonimo, tenho um argumento para si. Acho que pode mudar de ideias depois de o ler. Eu também considero a ignorancia um comportamento ediondo e nem por isso acho que o Sr. Anómino deva ser criminalizado, julgado e castigado.
Queria só esclarecer mais uma questão. os unicos dois comentarios eliminados neste blog eram escritos por mim e fui eu que os eliminei, unicamente por um aspecto técnico.
Ao voz da oposição e ao anonymous:
Reitero tudo o que escrevi no meu comentário ao "Foice do Czar 1", quero apenas acrescentar que a vossa ignorância é mesmo preocupante, isso sim é de envergonhar qualquer 1!
O SIM, não apoia comportamentos hediondos, defende a mulher, a liberdade, a saúde pública e a vida.
Pretende acabar com a condenação de mulheres que se viram "obrigadas" a tomar a mais difícil das decisões, nenhuma mulher o faz levianamente, meus senhores.
Por isso, mais uma vez repito tudo o q disse no meu outro comentário, talvez à 2ª os Srs. já entendam qualquer coisa:
Como mulher, como futura mãe, como defensora da VIDA, da SAÚDE, dos direitos humanos, como jurista, só posso VOTAR SIM!
VOTO SIM contra a hipocrisia, contra a ignorância, contra o aborto clandestino, contra a injustiça, contra a humilhação, contra um grave problema de saúde pública.
UM SIM RESPONSÁVEL!
Bem acho que Fernando Santos defendeu o Não, com os argumentos que defeneu o Benfica na Póvoa...
Caros Ílhavenses. A leitura destes comentários mostra uma vez mais que os eleitores portugueses não estariam na mairoria dos casos ilucidados quanto à pergunta feita no ultimo dia 11 em referendo.
É obvio que toda a gente é contra o aborto, mas a questão nao é essa. O objectivo deste referendo não é saber a opinião do povo em relação à interrupção voluntária da gravidez, mas sim em relação à sua despenalização ou não, mediante certas circunstancias. Penso que a campanha do Não foi um pouco culpada neste aspecto já que inevitavelmente nos seus actos de propaganda se dizem defensores da vida tratando os apoiantes do Sim como se estes fossem contra ela.
Já é tempo de alterar uma lei que condena as mulheres portuguesas a penas de prisão. Se o aborto continuar a ser um crime como actualmente é em portugal,por esta ordem de ideias, penso que também o homem deveria de ser criminoso pois esta decisão de interromper a gravidez, é na maioria dos casos uma decisão tomada a dois.
Tenho quase a certeza de que o numero de abortos em Portugal não vai aumentar depois de alterada a lei, mas sim aumentará de certeza a saúde publica. Abraço
Post a Comment